Morro do Farol – Torres RS

O Morro do Farol é um dos principais pontos turísticos de Torres. Fica bem pertinho do centro, dá para chegar a pé ou de carro até o topo do Morro do Farol.

Morro do Farol

Morro do Farol

Torre Norte: conhecido por Morro do Farol devido a construção do primeiro farol em 1911, que objetivava a sinalização de terra aos navegantes. O segundo farol foi construído em 1927, uma construção de madeira, com uma roda em cima, tendo esta roda janelas coloridas em vermelho, amarelo e branco, que giravam em torno de um lampião a gás. Caiu em uma forte tempestade em 1935. Em 1952 foi construído o terceiro farol. Ao pé do morro, ao lado do mar, existe uma gruta de Nossa Senhora Aparecida. Antigamente se localizava o cemitério da cidade. Abrigou um cemitério indígena e o Forte de São Diogo, em 1777.

Chamada primeiramente de Torre Norte por ser a primeira torre que se avista no sentido norte-sul, o Morro do Farol, denominado assim devido a construção do primeiro farol em 1911.

Lá de cima da para ver toda a Praia Grande e também o Parque Estadual da Guarita, ver todas as praias, as torres, a Lagoa do Violão, as serras, as dunas e a Ilha dos Lobos. A vista é belíssima!
Para os mais aventureiros, daqui é possível fazer voos de paraglider. Não tem nenhuma estrutura como banheiros públicos, mas tem vendedores de sorvete, água e artesanatos.

O objetivo deste farol é sinalizar a existência de terras aos navegantes. O farol atual, foi construído em 1970 e possui 18 metros de altura, acendendo de 8 em 8 segundos, sendo visto em noites claras a uma distância de 8 milhas marítimas ou 12 Km. O chapadão mais elevado tem cerca de 600 metros de largura e sua altitude superior de 46 metros e meio.

Imobiliária Flavio Steigleder, venda e aluguel de imóveis